TEMA:
TUDO IGUAL, ALGUMA COISA JÁ MUDOU?
Nestas primeiras semanas do ano, trabalhamos o tema anual “Céus Abertos”, fomos desafiados a investir em nosso relacionamento com Deus, levando Deus a sério em 2015, com uma vida de devoção, intimidade e consagração a Ele e investir na obediência.
Hoje, quero fazer uma pergunta muito importante: “O que mudou ou está começando a mudar na vida de cada membro da célula?”
Querido líder de célula, depois de apresentar a pergunta acima, sugerimos que você apresente na televisão ou num notebook, o clipe musical de Paulo Cesar Baruk, chamado TUDO IGUAL. Se não tiver como projetá-lo, sugerimos que distribua para todos a letra desta canção e que a toque uma ou duas vezes, destacando a sua letra tão criativa, que apresentamos abaixo.
TUDO IGUAL
Paulo César Baruk
Ano novo, vida nova Mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual Novas estações, outras emoções Mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual Se a gente não viver numa boa Se ficarmos estressados à toa Se não nos importamos com as pessoas Tudo vai ser igual Se brigar por causa de futebol E falar palavrão no farol Se não virmos a beleza do sol Tudo vai ser igual Se o amor de Deus não for a diferença Tudo vai ser igual Ano novo, vida nova Mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual |
Novas estações, outras emoções Mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual Sem valorizar aquele amigo Se olhar só para o próprio umbigo Se não se importar com alguém ferido Tudo vai ser igual Se a gente não quiser perdoar Se a mágoa persistir no olhar Se você não conseguir se casar Desculpa ai, era só pra rimar Tudo vai ser igual Muito amor de Deus ai na tua casa Vai ser muito legal Muito amor de Deus E o teu ano novo vai ser sem igual Pois sem o amor de Deus Tudo vai ser igual, igual |
TRABALHE COM O GRUPO AS SEGUINTES PERGUNTAS:
Qual das estrofes desta música mais tem a ver com você?
Qual parte mais te desafia a mudar?
O que vocês acham da primeira estrofe da música que diz: “Ano novo, vida nova, mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual”.
O que vocês acham desta parte: “Se o amor de Deus não for a diferença, tudo vai ser igual”? Como o amor de Deus pode mudar o nosso estilo de vida?
Quais foram as suas resoluções de ano novo que você fez que mais te desafiou, ou as mais difíceis pra você?
O que já mudou ou está começando a mudar em sua vida? (Não apenas intenções, mas ações práticas e novas atitudes).
Líder de célula, caso o grupo não tenha destacados estes pontos, volte à música e destaque pequenas atitudes que temos que mudar: estresse, palavrão, briga por futebol, valorizar os amigos, se importar com os que sofrem, perdoar, amor em casa. Leitura Bíblica: Lucas 15.11-24 – A Parábola do Filho Pródigo Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar Nós podemos extrair três princípios muito importantes desta famosa parábola:
As suas decisões determinam as suas circunstâncias. O filho mais novo estava totalmente errado em suas escolhas e chegou àquela situação porque tomou decisões erradas. Em geral, o que estamos vivendo hoje é fruto das decisões de ontem.
Quem não ajuda você, irremediavelmente vai atrapalhar. Alguns “amigos” que pareciam estar ajudando-o a se divertir e a gastar irresponsavelmente o dinheiro, levaram-no à falência. Quem são os seus amigos? São pessoas que levantam sua fé em Deus, que o incentivam a melhorar, ou que só te atrapalham? Será que devemos continuar com estes “amigos”?
A intolerância com o seu presente é que determina o seu futuro. O rapaz caiu um si, avaliou bem a sua vida, se arrependeu pra valer e decidiu voltar pra casa. Só há mudanças onde há crise, onde há uma real insatisfação com o presente. O rapaz vislumbrou o que ele poderia ser se estivesse junto com seu pai e tomou uma atitude, difícil sim, mas transformadora.
CONCLUSÃO:
Nada vai mudar, se você não começar a mudar. O que é tremendo no Evangelho é que a mesma graça que nos perdoa e salva já traz junto com ela o poder e a força para nos mudar gradativamente.
Quem crê em Jesus sempre vai mudar. Quem nunca muda, muito provavelmente nunca creu de verdade.
As palavras do apóstolo Paulo na sua epístola aos Filipenses nos encorajam demais. Ele afirma: “pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dEle” (Filipenses 2:13). E ainda declara: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6).
Invista no seu crescimento espiritual e Deus completará a obra em sua vida.